Onde estou agora: EUA

Top

Italia, te voglio benne!

 

Italia Jan2010

Cheguei na Itália pelo aeroporto de Pisa e após uma rápida visita à famosa torre inclinada, segui pra Firenze(Florença), onde “morei” por 2 semanas, para um curso intensivo de Italiano e fotografia. O apartamento e a escola ficam no centro histórico dessa encantadora cidade. Vivia a poucos quarteirões de obras de arte famosíssimas e centenárias como o David de Michelangelo. Apesar de fazer um curso basicão de fotografia, sair as ruas de Firenze durante a aula para exercícios práticos é uma experiência única! Suas ruelas históricas chamam atenção não só pela arquitetura cheia de história e monumentos, mas pelos próprios italianos, que são uma atração a parte. Bicicletas e motonetes, muitas vezes montadas por velhinhas, enchem as ruas, mesmo no inverno. E muitas vezes eles andam com as pernas abertas , os pés quase tocando o chão, parecendo temer que vão cair a qualquer momento. E só de observar de longe os italianos, sem mesmo escutá-los já se pode aprender bastante esse idioma, pois ele é falado mas sobretudo gesticulado. Se fala com as mãos todo o tempo.

Nada melhor do que uma escola de idioma pra estrangeiros pra viver uma experiência multi-cultural. Fiz amizades com russas, costa-riquenho, turco, outros europeus e brasileiros. No primeiro fim de semana peguei uma carona com um italiano e fui conhecer Assisi, cidade onde nasceu e viveu San Francesco (São francisco). A região é linda, e morar naquele santuário ecológico entre muitas árvoresem cima de uma colina deve ter sido bastante inspirador pro seu Francesco! O último final de semana deixei a linda toscana pra trás de trem rumo á Roma, e após um dia e meio caminhando pelo Vaticano, Coliseu, fórum Romano, Fontana de Trevi, e outros lugares famosos cheguei a conclusão de que não conheci Roma. Uma semana talvez ainda seja pouco pra conhecer essa cidade que é um gigantesco museu a céu aberto.

Uma nota de coincidência:

1.No primeiro dia, cheguei a noite na escola e fui acompanhado pelo Sr. Paolo até meu novo apartamento que eu dividiria com outros estudantes. Quando Paolo me apresentou o apartamento, meus colegas não estavam e fui em seguida ao supermercado acompanhado do Sr. Paolo. Voltando sozinho pro meu novo lar, enquanto tentava abrir a porta, chegou um dos moradores com quem me apresentei. Depois de dizer que eu era Gustavo, tinha 23 anos, do Brasil, e estava ali pra um curso de fotografia e italiano no Istituto Michelangelo, ele não acreditou. Pediu pra ver meu passaporte. O que aconteceu era que o outro morador também se chamava Gustavo, 23 anos, brasileiro, estudante de italiano e fotografia do Istituto Michelangelo!!!

 

FOTOS: http://picasaweb.google.com/gucanti/ItaliaJan2010#

, , , ,

6 Comentários à Italia, te voglio benne!

  1. Victor Bussolaro 06/05/2017 at 19:40 #

    Olá Gustavo! Me chamo Victor tenho 16 anos e virei um grande fã seu hehehe, e meu sonho é ir para a itália, pode me dizer como fez para conseguir esses dois cursos? Desde já obrigado!

    • Gusti 15/05/2017 at 00:54 #

      Oi Victor,

      Na época eu estudava italiano na faculdade e surgiu a oportunidade. As oportunidades variam então tem que ver o que há disponível hoje em dia…

  2. Claudia 03/07/2015 at 14:03 #

    Oi Gusti! Sou uma senhora de 43 anos e mãe de dois filhos, dois homens feitos. Estou apaixonada pelas suas histórias, amo viajar, mas no momento estou desempregada e tb não sei falar inglês, mas como adolescente tenhos sonhos de viajar? Conhecer novas pessoas, novas culturas e realizar um grande sonho, aprender à falar inglês. Pois bem meu filho, posso te chamar assim? Pois vc tem à idade de um dos meus filhos? As suas histórias me fizeram sonhar novamente. Tb tenho um grande desejo de conhecer à Toscana na Itália, será que vc pode me dá umas dicas? Um abraço e que Deus te abençoe sempre

    • Gusti 22/07/2015 at 14:32 #

      Ei Claudia! Nunca é tarde para seguir nossos sonhos, eu aproveitaria que os filhos estão crescidos e investiria no inglês (até para ajudar a achar um emprego) ou outro idioma. Faça um fundo de viagens e comece a economizar dinheiro para você realizar o seu sonho! Eu não sei quais são suas habilidades mas sempre há oportunidades de econtrar bicos enquanto se viaja mas o inglês muitas vezes é fundamental! Não deixe nunca de sonhar, mas também planeje e faça por onde ver seus sonhos realizados. Boa sorte! Abraços.

  3. Lucas 31/01/2014 at 16:39 #

    Acho que não tem nada melhor pra aprender uma língua do que além de fazer um curso, “morar” no lugar onde se fala a língua. Você não tem escolha a não ser por em pratica o que você aprende pra poder conviver e comunicar com a população local, não é? Imagino que você deve ter aprendido muito bem o italiano e muitas outras assim assim!

    • Gusti 02/02/2014 at 12:45 #

      Sim Lucas! Eu era um bom estudante, mas 3 semanas na Itália, aprendi muito mais italiano do que quase 3 anos de sala de aula! Inglês nem se fala, eu aprendi na marra mesmo, viajando a primeira vez sem falar muito…

Me diga o que achou, deixe um comentário abaixo: