Italia Jan2010 |
Cheguei na Itália pelo aeroporto de Pisa e após uma rápida visita à famosa torre inclinada, segui pra Firenze(Florença), onde “morei” por 2 semanas, para um curso intensivo de Italiano e fotografia. O apartamento e a escola ficam no centro histórico dessa encantadora cidade. Vivia a poucos quarteirões de obras de arte famosíssimas e centenárias como o David de Michelangelo. Apesar de fazer um curso basicão de fotografia, sair as ruas de Firenze durante a aula para exercícios práticos é uma experiência única! Suas ruelas históricas chamam atenção não só pela arquitetura cheia de história e monumentos, mas pelos próprios italianos, que são uma atração a parte. Bicicletas e motonetes, muitas vezes montadas por velhinhas, enchem as ruas, mesmo no inverno. E muitas vezes eles andam com as pernas abertas , os pés quase tocando o chão, parecendo temer que vão cair a qualquer momento. E só de observar de longe os italianos, sem mesmo escutá-los já se pode aprender bastante esse idioma, pois ele é falado mas sobretudo gesticulado. Se fala com as mãos todo o tempo.
Nada melhor do que uma escola de idioma pra estrangeiros pra viver uma experiência multi-cultural. Fiz amizades com russas, costa-riquenho, turco, outros europeus e brasileiros. No primeiro fim de semana peguei uma carona com um italiano e fui conhecer Assisi, cidade onde nasceu e viveu San Francesco (São francisco). A região é linda, e morar naquele santuário ecológico entre muitas árvoresem cima de uma colina deve ter sido bastante inspirador pro seu Francesco! O último final de semana deixei a linda toscana pra trás de trem rumo á Roma, e após um dia e meio caminhando pelo Vaticano, Coliseu, fórum Romano, Fontana de Trevi, e outros lugares famosos cheguei a conclusão de que não conheci Roma. Uma semana talvez ainda seja pouco pra conhecer essa cidade que é um gigantesco museu a céu aberto.
Uma nota de coincidência:
1.No primeiro dia, cheguei a noite na escola e fui acompanhado pelo Sr. Paolo até meu novo apartamento que eu dividiria com outros estudantes. Quando Paolo me apresentou o apartamento, meus colegas não estavam e fui em seguida ao supermercado acompanhado do Sr. Paolo. Voltando sozinho pro meu novo lar, enquanto tentava abrir a porta, chegou um dos moradores com quem me apresentei. Depois de dizer que eu era Gustavo, tinha 23 anos, do Brasil, e estava ali pra um curso de fotografia e italiano no Istituto Michelangelo, ele não acreditou. Pediu pra ver meu passaporte. O que aconteceu era que o outro morador também se chamava Gustavo, 23 anos, brasileiro, estudante de italiano e fotografia do Istituto Michelangelo!!!
FOTOS: http://picasaweb.google.com/gucanti/ItaliaJan2010#
Olá Gustavo! Me chamo Victor tenho 16 anos e virei um grande fã seu hehehe, e meu sonho é ir para a itália, pode me dizer como fez para conseguir esses dois cursos? Desde já obrigado!
Oi Victor,
Na época eu estudava italiano na faculdade e surgiu a oportunidade. As oportunidades variam então tem que ver o que há disponível hoje em dia…
Oi Gusti! Sou uma senhora de 43 anos e mãe de dois filhos, dois homens feitos. Estou apaixonada pelas suas histórias, amo viajar, mas no momento estou desempregada e tb não sei falar inglês, mas como adolescente tenhos sonhos de viajar? Conhecer novas pessoas, novas culturas e realizar um grande sonho, aprender à falar inglês. Pois bem meu filho, posso te chamar assim? Pois vc tem à idade de um dos meus filhos? As suas histórias me fizeram sonhar novamente. Tb tenho um grande desejo de conhecer à Toscana na Itália, será que vc pode me dá umas dicas? Um abraço e que Deus te abençoe sempre
Ei Claudia! Nunca é tarde para seguir nossos sonhos, eu aproveitaria que os filhos estão crescidos e investiria no inglês (até para ajudar a achar um emprego) ou outro idioma. Faça um fundo de viagens e comece a economizar dinheiro para você realizar o seu sonho! Eu não sei quais são suas habilidades mas sempre há oportunidades de econtrar bicos enquanto se viaja mas o inglês muitas vezes é fundamental! Não deixe nunca de sonhar, mas também planeje e faça por onde ver seus sonhos realizados. Boa sorte! Abraços.
Acho que não tem nada melhor pra aprender uma língua do que além de fazer um curso, “morar” no lugar onde se fala a língua. Você não tem escolha a não ser por em pratica o que você aprende pra poder conviver e comunicar com a população local, não é? Imagino que você deve ter aprendido muito bem o italiano e muitas outras assim assim!
Sim Lucas! Eu era um bom estudante, mas 3 semanas na Itália, aprendi muito mais italiano do que quase 3 anos de sala de aula! Inglês nem se fala, eu aprendi na marra mesmo, viajando a primeira vez sem falar muito…