Uma das coisas que quem viaja com frequência mais reclama é das filas e esperas prolongadas em aeroportos. Eu tento sempre enxergar essas esperas como uma boa oportunidade para ler livros, escrever. Mas e quando a espera é de mais de 12 horas? 16? 24?
Se estou sozinho eu sempre torço que um estranho venha puxar papo. Uma vez em São Paulo eu conversei com uma senhora por horas enquanto esperava meu voo de conexão por mais de 12 horas e mantenho contato com ela até hoje. Se estou cansado, nada melhor do que achar umas cadeiras confortáveis para puxar um ronco. Para isso eu recomendo pesquisar esse blog antes de ir para qualquer aeroporto.
Quando eu viajei da Tailândia para a Indonésia comprei uma passagem bem barata que fazia uma conexão no aeroporto de Singapura. Por 16 horas! Nesse caso, nada melhor do que sair do aeroporto e dar uma olhada na cidade, não? Ainda mais Singapura. Foi o que pensei e fiz, mas quase que me arrependo. Primeiro porque algumas semanas depois eu voltaria para lá (digo aqui, onde estou agora) e segundo, porque aquele aeroporto te oferece tanta coisa para fazer que você realmente não vê o tempo passar. Nosso voo chegou por volta das 6 da tarde e ansiosos, fomos logo para a fila de imigração. A surpresa com aquele aeroporto começou ali. Na fila? Nem vale a pena chamar de fila. Em dois minutos nosso passaporte estava carimbado e logo em seguida uma tela sensível ao toque me perguntava como foi a experiência de imigração. Espalhados por todo o aeroporto eu vi esses painéis para a gente avaliar desde a limpeza do banheiro à decoração dos jardins clicando em carinhas que iam de super alegres a bem tristes.
Assim que saímos da área de segurança fomos no balcão de informação e acabamos descobrindo que lá dentro tinha um cinema gratuito e logo percebemos que sair do aeroporto talvez não tivesse sido a melhor ideia. Pegamos um metrô e fomos para o bairro chinês da Singapura. Como era véspera do ano novo chinês em Janeiro, as ruas estavam todas decoradas com lanternas vermelhas e cavalos iluminados ou esculpidos em madeira (ano do cavalo). As ruas, lojas e barraquinhas estavam lotadas de gente no que parecia ser o equivalente as nossas compras de véspera de natal. A diversidade de produtos chineses impressiona. Ao lado de onde se vende sabonetes, brinquedos, enfeites, você via também bichos mortos e partes deles pendurados como se fosse parte da decoração de ano novo. As vezes é até bom não entender mandarim para não saber de quais animais vieram aquelas carnes.
Voltamos para o aeroporto antes que o metrô parasse de funcionar e como tínhamos que fazer check in de novo, tivemos que esperar até as 3 da manhã para o balcão da Tiger Air abrir. Enquanto isso um mundo de entretenimento nos aguardava na parte de dentro.
O aeroporto Changi de Singapura disputa todos os anos em várias categorias como o melhor aeroporto do mundo. Entre seus concorrentes mais acirrados estão o aeroporto Schiphol de Amsterdam, o de Copenhagen, Hong Kong e o Incheon de Seoul. Várias publicações não têm dúvida na hora de escolher Changi como o melhor aeroporto do mundo. A revista Business Traveller por exemplo o coloca nessa posição por 26 anos consecutivos. Apesar do site worldairportawards listá-lo como o melhor do mundo, em algumas categorias como shopping mall, restaurante, processamento de segurança, o Changi cai talvez para a segunda ou terceira posição, mas o que nós viajantes mochileiros mais queremos é entretenimento, tomadas e um cantinho para dormir e nesses quesitos descobri que nenhum supera o Changi. E com razão. E antes que eu te convença a não sair desse aeroporto, logo te aviso que se você tiver pelo menos 5 horas de escala por aqui, você pode fazer um tour de 2 horas na cidade de graça! É só você se registrar em um balcão que diz Singapore Tour, nos terminais 2 e 3.
Que lugar lindo Gust :))
Num é Day!? Beijos!
Show de bola! Eu gostei do de Guanghzou na china porque se você voa China Southern eles oferecem hotel de graça caso vc tenha uma dessas conexões de 16 horas. Mas o aeroporto em sim não é desse nível de Cingapura haha
Ó Felipe, sério? Bom saber! No fim de março vou para Guanghzou, mas vou de balaio mesmo. 😛
Chique demais! Qualquer um deve se sentir um VIP nesse aeroporto ai! … enquanto aqui, nas Américas, tenho as vezes impressão de ser um criminoso com tantas medidas de segurança e guardas rabugentos sem educação que a gente encontra… mas quem dera mais aeroportos fossem quinem esse ai!
Chique mesmo Lucas! E como as passagens aéreas aqui são tão baratas, se bobear vale a pena comprar uma só para entrar na área de segurança e passar alguns dias… hehehe
Que sonho!!!!!!quem sabe a Infraero não anima fazer um estágio em Changi???????
Deveria né Paula!? Mas eles não fazem isso tudo de graça pq são bonzinhos. Isso tudo para atrair voos e incentivar cias aéreas a trazer ainda mais passageiros para poderem gastar nos shoppings e no país. Isso é investimento! Bjs
sensacional!!!!!!!!!!!
Será que uns dias os aeroportos brasileiros chegaram pelo menos no TOP 10 no ranking de melhores aeroportos do mundo? 🙁
A esperança é a ultima que morre neh… kkkkk
Ulisses, é difícil viu. Nossos aeroportos são uma vergonha!