Sábado a noite depois da lição de helicóptero, cheguei em casa e recebo uma surpresa: A tão esperada carta com a resposta do meu pedido de extensão de visto de estudante. No fim da segunda página uma palavrinha mudaria completamente meus planos para pelo menos as próximas duas semanas. O pedido foi “denied”, negado! E ainda que houvesse um erro por parte do serviço de imigração dos EUA em relação ao tipo do visto em questão, a partir do momento em que eu recebi a carta, me tornava mais um cidadão ilegal nas terras do Tio Sam! Para não prolongar esse status non grato, passei a madrugada procurando um voo “bom” e barato, e no Domingo, já me embarcava para Costa Rica.
Foram apenas dois dias. No primeiro, caminhei durante horas pela ruas da capital, San Jose. A cidade lembra algumas cidades de médio porte brasileiras. Devo confessar que fora o enorme número de maritacas que gritavam e voavam aos bandos pelo centro da cidade, em um dia (chuvoso), nada chamou muito minha atenção. O povo me pareceu simpático. Começando com um piloto da Taca que voava ao meu lado como passageiro junto com a família no voo de Los Angeles a San Jose e fechando com chave de ouro com a divertidíssima Anita, com quem passei o segundo dia viajando ao Vulcão Poás. Mesmo já tendo estado em várias “expedições” a outros vulcões, na América do Sul, Hawaii, e Estados Unidos, esse foi o primeiro em que eu pude presenciar o que se qualifica um vulcão como “ativo”. A fumaça era espessa e constante, mas sua cor branca parecia inofensiva apesar do cheiro de enxofre e do calor. Um pouco mais de caminhada numa trilha de uma verdadeira mata com lindos pássaros e um verde exuberante nos levou à uma outra cratera, inativa, onde um lindo lago azul se formou. Mas essa cor também colore outras águas nesse país, que é banhado pelo Caribe e também pelo Oceano Pacífico. Essas águas porém, espero navegar em uma outra oportunidade!
Costa Rica, Outubro 2011 |
Caro Gustavo Junqueira, realmente me confundi, apesar de ter lido toda a matéria na minha cabeça jurava que estava falando da República Dominicana, confundi as capitais, você falou de San José e imaginei Santo Domingo, nada a ver né! rrs Mas respondendo sou mecânico de aeronaves e trabalho no Corpaer da PMMG. Também como você estou iniciando na profissão.
Caro Anônimo,
Muitíssimo obrigado pelo comentário e pelo interesse em seguir o link da reportagem, mas a Costa Rica assim como o país vizinho ao sul, Panamá e ao norte Nicarágua, são banhados pelo mar do caribe a leste (atlântico) e pelo Oceano Pacífico a oeste. Talvez você não estaria confundindo com Porto Rico? Você é mecânico de avião ou de carro? Um dia posso precisar da sua ajuda! hehe Valeu!
Caro Gustavo Junqueira, tomei conhecimento do seu blog através da matéria no jornal hoje em dia. Estou lendo e está de parabéns, também milito nesta apaixonante área que é a aviação, sou mecânico em BH. Mas gostaria de corrigir um dado no texto acima, retire a palavra pacífico e acrescente atlântico, ficará mais correto. A costa rica não é banhada pelo Pacífico.
Mas está muito bom a qualidade de suas postagens. Parabéns
Teste – Engraçado, pq tanta gente me escreve dizendo que não conseguiu comentar? Acabo de escrever como anônimo… Gustavo Junqueira